quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

JOGO KALAH


Potencialidades
Contagem e habilidades quantitativas de julgamento são praticadas neste fascinante jogo de estratégias quando os jogadores analisam a relação estrutural envolvente das peças distribuídas entre as conchas no tabuleiro.
Matemática implícita: contagem, adição, maior que, menor que, igual, correspondência um-a-um, habilidade de observação, raciocínio indutivo e dedutivo.

Material:
Tabuleiro, 32 peças e um dado.

Objetivo: O Kalah (espaço circular) contendo o maior número de peças ao final do jogo indicará o vencedor. Caso os dois Kalahs tiverem o mesmo número de peças um empate será declarado.

Regras:
1. Para iniciar o jogo distribui-se 3 peças em cada espaço, com exceção dos centrais que deverão conter 4 peças. Os Kalahs deverão estar vazios no início do jogo.
2. O dado lançado determina quem começa o jogo. Os jogadores fazem suas jogadas alternadamente. Procurando sempre acumular peças em seu Kalah.
3. Cada jogador, na sua vez, pega todas as peças em um dos espaços do seu lado do tabuleiro, colocando-as uma a uma em cada espaço seguinte. A direção deverá ser da esquerda para a direita.
4. Um jogador não deverá colocar peças no Kalah do adversário. Se chegar ao Kalah, deve-se pular e continuar a distribuir as peças no seu lado do tabuleiro. Uma vez removidas as peças e terminada a sua vez, o jogador não poderá retroceder em sua jogada. Se a última peça colocada cair no Kalah do jogador ele tem direito a jogar de novo. Essa regra pode se repetir várias vezes numa mesma jogada, basta que a última peça colocada caia no Kalah várias vezes seguidas.
5. Se a última peça colocada pelo jogador cair num espaço vazio, do seu lado do tabuleiro, o jogador “captura” todas as peças do adversário que estiverem no espaço diretamente oposto ao seu e coloca-as no seu Kalah. Neste caso o jogador não ganhará outra jogada.
6. O jogo termina quando um dos jogadores, na sua vez, não tiver nenhuma para movimentar. Os jogadores comparam seus Kalah para determinarem quem tem mais peças e é, consequentemente, o vencedor.
7. Caso o número de peças seja o mesmo, o empate é declarado. Se dezessete peças ou mais forem acumuladas no Kalah do jogador, antes do final do jogo, este é automaticamente declarado vencedor.

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