Etimologicamente a palavra jogo, deriva do latim joco, que significa gracejo e zombaria, sendo empregada no lugar de ludus, que representa brinquedo, jogo, divertimento e passatempo. Independentemente das várias concepções existentes, a palavra jogo, muitas vezes, denota sentimento de alegria e prazer e trata-se de uma atividade que, possivelmente permite uma ponte para diferentes conhecimentos. O jogo é uma atividade autônoma característica da infância, na medida em que expressa a maneira como a criança vê o mundo (meio físico e cultural) e busca compreendê-lo.
No contexto escolar, o objetivo do professor no trabalho com jogos atenta para valorizar seu papel pedagógico, ou seja, o desencadeamento de um trabalho de exploração e/ou aplicação de conceitos matemáticos. Além disso, a elaboração de estratégias de resolução de problemas pelos alunos, com a mediação do professor, merece ser considerada. É necessário que o professor questione o aluno sobre suas jogadas e estratégias para que o jogar se torne um ambiente de aprendizagem e (re) criação conceitual e não apenas de reprodução mecânica do conceito, como ocorre na resolução de uma lista de exercícios denominados problemas.
No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN´s, 1998), do Ministério de Educação e Cultura (MEC), em relação à inserção de jogos no ensino de Matemática, pontuam que estes
... constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução de problemas e busca de soluções. Propicia a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações [...] (p. 46).
Complementando a orientação dos PCN, GRANDO recomenda que o trabalho com jogos no contexto da sala de aula deve ser realizado em tempo mais amplo, esgotando o que a autora denomina de momentos de intervenção pedagógica, nas quais os alunos têm a oportunidade de se familiarizar com o material que será utilizado, conhecer e aplicar adequadamente as regras, fazer registros, construir e/ou desenvolver conceitos matemáticos a partir das intervenções realizadas pelo professor, tanto de forma verbal como na forma de situações problemas oriundas das observações levantadas durante o ato do jogo e, por fim, retornar à ação de jogar com competência a fim de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos atividades realizadas.
A Secretaria Municipal de Educação de São Luís, através do Centro de Formação do Educador promove, semestralmente, cursos específicos apresentando uma grande variedade de jogos para trabalhar vários conteúdos matemáticos para professores do 1° ao 4° ciclos do Ensino Fundamental (1° ao 9° anos).
Parabéns pelo blog, Pedro. Que ele constitua uma referência na pesquisa da matemática e da didática de matemática.
ResponderExcluirpodes me dizer de onde tu tirou esse texto? eu sei que o autor é formado pela UFSC em matemática e escreveu a respeito da influência do jogo no aprendizagem da matéria.
ResponderExcluirsempre bom a gente usar as referencias, ok?
att